sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sem ti não há campeões?

A campanha está bem feita. Muito emocional e realiza muito bem o apelo à compra do produtos, disfarçando elegantemente que o mesmo não tem (ainda) uma perspectiva muito razoável de ser cumprida. Se o estádio estiver cheio em todos os jogos ou se todas as Gamebox forem vendidas, isso não fará do Sporting imediatamente campeão. Ajuda, mas não chega.

A minha reflexão sobre os anúncios que para já contam com Acosta e César Prates não tem a ver com veracidade do copy da campanha, mas sim com o facto de se ir buscar uma memória recente de glória para sustentar o argumento de “repetição de circunstâncias”. Aqui a lógica de marketing, de que esta campanha é só um reflexo, falha redondamente.

Dizer “podemos ser o que fomos outrora” é uma banalidade e pior, é uma recusa para entender o fenómeno (não a indústria, essa JEB entende bem) de massas emotivas que é o futebol. Já não é a era do “amor à camisola” para os jogadores, mas é e de que maneira para os adeptos. Sempre será. Um clube grande tem adeptos habituados a vencer e as direcções terão sempre de viver bem com isso. Mas teremos de ir ao passado para nos inspirarmos para sucessos futuros?

Não teremos essa força neste momento? Ou vendo a questão por outro prisma, é tudo uma questão de fé? Não teremos dados concretos para acreditar? Quererá a cúpula directiva a dizer “acreditem, mesmo que saibam que não temos equipa para tal”? Espero que não, espero que seja só um reflexo publicitário e que Costinha e JEB estejam convictamente a dar a Paulo Sérgio tudo o que podem, sem reservas. Acreditando eles também.

Ponham Valdez, Maniche e Torsiglieri a motivar os adeptos. Em campo, de preferência, e não em anúncios.

Até breve

1 comentário:

  1. Bom dia, há possibilidade de trocar links? O meu blogue é recente e precisa de alguma divulgação, toda a ajuda é bem-vinda, obrigado.

    http://mercadosporting.blogspot.com

    Saudações leoninas.

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