quinta-feira, 1 de julho de 2010

Volta que estás perdoado












Deus escreve direito por linhas tortas. Vukcevic está de volta depois de ter quase a caneta pousada no contrato de empréstimo com o Olympiakos. Dê por onde der, era um mau negócio, ao investir 6.1 milhões de euros num jogador para acrescentar uma opção de compra de 3.8 milhões perdiam-se muitos euros pelo caminho e além de não vermos dinheiro nenhum este ano, nada nos garantia que o clube grego o compraria no final da época.

Muito provavelmente o retorno do montenegrino fez abortar para já a assinatura de um outro extremo, dificilmente as finanças aguentariam os salários acumulados de Vukcevic e outro jogador para o mesmo lugar. Mas existe aqui uma oportunidade.

Se Paulo Sérgio se quer afirmar como um grande treinador, treinador de clube grande, poderia começar por “recuperar” este jogador. Os grandes técnicos são acima de tudo grandes gestores de recursos humanos. Veja-se Mourinho, Ferguson, Ancelotti, Prandelli, Hitzfeld, Guardiola, veja-se o trabalho que conseguem fazer ao lidar com grandes vedetas, jogadores complexos, com um grau de primadonice extra-planetário.

O treinador do Sporting deveria assumir, como o fez com Izmailov, a tarefa de recuperar a “cabeça” do jogador, já que existe tanto talento é uma pena entregá-lo a outros para que apenas o mudar de ares faça o “reset” mental. Existirá muito espaço “minado” entre o Sporting e o jogador, mas P.Sérgio é, como o dado novo na equação, a única pessoa que poderá intervir no processo e tornar-se o “escudo” para varrer o passado e colocar um novo chip no “mind set” do ex-jugoslavo.

Nada disto é novo, a psicologia está ai para quem a quiser aplicar e acima de tudo é preciso constatar que um Vukcevic em bom plano será sem qualquer dúvida mais rentável, desportivamente ou financeiramente, que o tipo de jogadores que estão falados para o substituir.

Falta vontade, falta sentir a opinião dos adeptos que sempre admiraram o talento de Vukcevic, que sempre esperam muito de futebolistas com o seu “génio” apesar de ninguém admitir indisciplina. Mourinho colocou Etoo, provavelmente a estrela mais problemática do futebol, a jogar um ano inteiro sem casos e com um grau de motivação visivelmente elevado, que bom seria, apesar de P.Sérgio não gostar de comparações, que o mesmo desse uma “á Mourinho” e nos bastidores, sem alarido, conseguisse fazer de Vukcevic o jogador que o seu talento lhe permite.

Fica o “wishful thinking”.

Até breve

3 comentários:

  1. Potencial ele tem, mas juízo parece-em que não. Gostava muito que o Vuk fizesse um "reset" à cabeça e que o Sporting lhe desse mais uma (a derradeira) oportunidade de se tornar um grande jogador no nosso clube.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Bem visto...ambos, Balotelli para mim é um Jardel à espera de acontecer e veremos agora que Mourinho saiu do Inter para ver se Benitez consegue fazer melhor...duvido.

    ResponderEliminar